quarta-feira, 7 de março de 2012

Detran/MS forma o primeiro motociclista cadeirante na categoria A com auxílio da Biga

O veículo dá autonomia para o deficiente físico que não precisa de auxílio para subir ou descer.

José Henrique veio do Rio de Janeiro para fazer aulas práticas na Biga
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) vem ajudando a formar, na categoria B, condutores com deficiência física através do Centro de Formação de Condutores Especial, que funciona no órgão. Os alunos recebem aulas de prática de direção veicular em um carro adaptado para suas necessidades. A novidade é que o CFC Especial  está oferecendo formação na categoria A, para motocicletas.

As aulas da categoria A são realizadas em um veículo projetado para cadeirantes. A Biga, como é chamada a motocicleta, foi comprada pelo Detran ano passado. O veículo proporciona autonomia para o cadeirante, que não precisa de ajuda para subir ou descer do triciclo.

José Henrique Domingues, de 59 anos, que veio do Rio de Janeiro para comprar uma Biga e fazer aulas em Campo Grande, fez o exame prático ontem. "Eu era muito limitado porque minha cadeira é elétrica e fica difícil montar e desmontar para andar de carro", revela José Henrique.

A diretora de Habilitação e Educação de Trânsito, Elizabeth Félix explica que as aulas práticas de direção veicular oferecidas pelo Detran são gratuitas para as duas categorias, A e B. Os alunos fazem as aulas teóricas no CFC de sua preferência e passam pela formação prática no CFC do órgão.

O Detran é o único do país que oferece esse tipo de formação para deficientes físicos. "Eu tentei tirar minha carteira no Rio, mas não consegui. Então resolvi vir para Mato Grosso do Sul. Isso vai ser minha liberdade, porque de ônibus não dá", conta José Henrique.

Além do CFC especial, que forma alunos com deficiência física nas categoria A e B, o Detran- assegura a pessoas surdas a acessibilidade de comunicação, oferecendo intérprete nos exames teóricos", ressalta Elizabeth Félix.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Continue participando!