segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ACESSIBILIDADE AO MERCADO DE TRABALHO

As empresas ainda procuram entender qual o melhor caminho para a inserção e capacitação das pessoas deficientes no mercado do trabalho, e a proximidade com as instituições envolvidas nesse processo, é de fundamental importância. É preciso compreender que o cumprimento da lei não basta. O grande desafio são as contratações movidas pela ética, pela inclusão social e a eliminação do preconceito social. Capacitar e Incluir um deficiente em um ambiente corporativo é mais do que cumprir cotas, é quebrar paradigmas e se envolver em programas de educação especial e profissional. A falta de conhecimento dos gestores com relação ao potencial criativo e profissional de cada indivíduo é o que dificulta a incluir essas pessoas no mercado de trabalho. É preciso preparar não só as instalações da empresa, mas principalmente ensinar seus funcionários a se relacionarem de forma natural com os novos colaboradores. As instituições tomaram para si a responsabilidade da capacitação. Agora é o momento das empresas iniciarem esse processo dentro do âmbito corporativo.

2 comentários:

  1. Caro Adriano, é com grande satisfação que participo do seu Blog. Gostei muito da idéia de envolver pessoas de bem numa corrente para um mundo perfeito.
    Infelizmente muitos só olham para o próprio umbigo. Falta vontade para ser pessoas melhores: pais melhores, filhos melhores, amigos melhores, funcionários mehores, melhores em tudo...
    Somos aquilo que pensamos ser!

    Você tem falado muito sobre deficiência.
    A pior não é a física! É a espiritual, mental, cultural, emocional. Que tem esse tipo de deficiência, esse sim, é o pior incapaz!

    ResponderExcluir
  2. esse seu post caiu como tema de redação na prova da marinha,é realmente, existe muitas etapas para conquistar e nao é um caminho fácil. patienfermagem@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.
Continue participando!